Quer nos visitar? Somos uma família!

Avenida Novo Osasco, 700 - Osasco - SP // +55 11 3609-1668

Uma época de conquista

Pregada em 19/04/2012

Por Pastor Dejair Batista Silvério

 

Leitura: II Cr. 15.1-19

1       ENTÃO veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Odede.

Quando o Espirito de Deus vem sobre uma pessoa, é tempo de Deus para que algo venha acontecer em nossas vidas. O escolhido nessa hora, foi Azarias, filho de Obede.

 Azarias, Significado: AQUELE QUE O SENHOR AJUDOU.

Quem está precisando de ajuda nessa hora? É hora de conquista e ninguém melhor do que o próprio Deus para nos ajudar; afinal, se o Espírito de Deus veio sobre Azarias, é porque o próprio Deus veio para ajudar os seus, e nessa hora, ele está aqui para nos ajudar.

 2       E saiu ao encontro de Asa, e disse-lhe: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim: O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará.

 Vejam, amados e queridos irmãos, o Senhor saiu atrás de Asa e confirmou que o Senhor estava com seu povo, e somente fez um registro:

  1. a.     Enquanto vós estais com ele (com o Senhor): aí está a importância de você nunca deixar o Senhor em segundo plano, porque isso trará ruínas para ti.
  2. b.     Se o buscardes, o achareis. Amados, é certo que, quando nós buscamos ao Deus Vivo, ele sempre irá nos socorrer, e não importam as circunstâncias, o importante é estar com ele.
  3. c.      Agora, se o deixardes. Acontecerá o seguinte: você estará alijado das bênçãos do Senhor, e isso significa que as virtudes dos céus não estarão com você.
  4. d.     Busque o Senhor, ande com ele, leia o livro dele, se comunique com ele, pois os céus estão para destilar bênçãos sobre tua vida, pois Deus está com você.

Asa significa “doutor”. Sabe amados, às vezes falamos que não somos ninguém, não é? Pois bem, o Senhor quer te fazer um doutor. Doutor em tudo.

 O título de Doutor é atribuído ao indivíduo que tenha recebido o último e mais alto grau acadêmico, o qual é conferido por uma universidade ou outro estabelecimento de ensino superior autorizado, após a conclusão de um curso de Doutorado. Receba um diploma da mais alta autoridade em sabedoria e poder! Receba de Jesus! Todos hão de dizer de ti: esse é aquele (a) que o Senhor ajudou!

 3       E Israel esteve por muitos dias sem o verdadeiro Deus, e sem sacerdote que o ensinasse, e sem lei.

 Estar sem instruções, ou se esquivar delas, pode fazer do homem ou da mulher, uma pessoa angustiada e sem perspectivas para o presente e futuro. Sem instruções, o povo baixa a guarda e se perde na vida, mergulhando nos problemas, que são tantos, e se volta a olhar para os incrédulos no mundo, e que aparenta uma vida de maquiagem, onde escondem enquanto podem, suas desilusões, a tristeza  e tem apenas um deus, Mamom.

 4       Mas quando na sua angústia voltaram para o SENHOR Deus de Israel, e o buscaram, o acharam.

 Desesperados, nos dias de Asa, os homens angustiados.

Chamamos de angústia a forte sensação psicológica, caracterizada por “abafamento”, insegurança, falta de humor, ressentimento e dor. Na moderna psiquiatria é considerada uma doença que pode produzir problemas psicossomáticos. A angústia é também uma emoção que precede algo (um acontecimento,uma ocasião, circunstância), também pode-se chegar a angústia através de lembranças traumáticas que dilaceraram ou fragmentaram o ego. Angústia quando a integridade psíquica está ameaçada, também costuma-se haver angústia em estados paranoicos onde a percepção é redobrada e em casos de ansiedade persecutória. A angústia exerce função crucial na simbolização de perigos reais (situação, circunstância) e imaginários (consequências temidas).

Amados, isso é o que sentiam as pessoas nos dias de Asa, então eles buscaram ao Senhor, e o acharam.

  1. a.     Acharam a misericordia de Deus
  2. b.     Acharam solução para os problemas de cada um.
  3. c.      Acharam a coragem que há muito tinham perdido.
  4. d.     Acharam Deus, e quem acha Deus achou tudo, e em meio a tempos difíceis.

 5   E naqueles tempos não havia paz, nem para o que saía, nem para o que entrava, mas muitas perturbações sobre todos os habitantes daquelas terras.

Porque nação contra nação e cidade contra cidade se despedaçavam; porque Deus os perturbara com toda a angústia.

 Parece que estou vendo o medo estampado nos olhos, na face de cada morador! Medo de tudo, pois de todos os lugares vinham informações ruins, notícias ruins. Amados, quando as notícias ruins chegarem em tua vida, busque ao Senhor, que é poderoso em diplomar você em meio às perturbações. Não se esqueça, Deus está com você, Deus está conosco. Deus permitiu, e Deus vai te ajudar a enfrentar e vencer tudo.

6       Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa.

 Você acha que Deus não tem uma recompensa para tua família, para tua pessoa, em meio a tantas tribulações? Teria o Senhor se esquecido de ti? Não mesmo! A vossa fé tem uma recompensa, a vossa atitude será recompensada, o vosso sofrimento será coroado de vitória!

 7       Ouvindo, pois, Asa estas palavras, e a profecia do profeta filho de Obede, cobrou ânimo e tirou as abominações de toda a terra, de Judá e de Benjamim, como também das cidades que tomara nas montanhas de Efraim, e renovou o altar do SENHOR, que estava diante do pórtico do SENHOR.

 Atitude, sim, foi isso que o diplomado Asa teve, e a primeira coisa feita foi:

  1. a.     Cobrou ânimo de todos. Isso quer dizer: ele olhou nos olhos de cada um e proferiu as palavras do profeta que disse: Deus está convosco. Amados, se Deus está usando a minha vida, pelo seu Espirito Santo, dizendo que ele é convosco, você duvidaria?
  2. b.     Segunda coisa, foi tirar todas as abominações de todas as cidades. Isso quer dizer: tudo aquilo que é abominável, diante de Deus, tem que ser extirpado de tua vida.
  3. c.      Terceiro: ele renovou o altar do Senhor. Renovar o altar se faz com jejum, com leitura da palavra, com vigilância em tudo na vida, se consagrando ao Senhor.

 9   E reuniu a todo o Judá, e Benjamim, e com eles os estrangeiros de Efraim e Manassés, e de Simeão; porque muitos de Israel tinham passado a ele, vendo que o SENHOR seu Deus era com ele.

10   E ajuntaram-se em Jerusalém no terceiro mês; no ano décimo do reinado de Asa.

11   E no mesmo dia ofereceram em sacrifício ao SENHOR, do despojo que trouxeram, setecentos bois e sete mil ovelhas.

             Começou uma movimentação impressionante em torno de Asa e do povo, de tal forma que sabiam que era o Senhor na vida de Asa, reconheceram seu doutorado outorgado por Deus, e se reuniam com alegria  junto ao rei, e ofereceram ofertas a Deus como nunca. Imagine o que é queimar setecentos bois e sete mil ovelhas, e tem mais, sem dó! O fizeram com muita alegria. Isso é um altar concertado.

 12   E entraram na aliança para buscarem o SENHOR Deus de seus pais, com todo o seu coração, e com toda a sua alma;

13   E de que todo aquele que não buscasse ao SENHOR Deus de Israel, morresse; assim o menor como o maior, tanto o homem como a mulher.

14   E juraram ao SENHOR, em alta voz, com júbilo e com trombetas e buzinas.

15   E todo o Judá se alegrou deste juramento; porque de todo o seu coração juraram, e de toda a sua vontade o buscaram, e o acharam; e o SENHOR lhes deu repouso ao redor.

             O concerto trouxe benefícios para o povo, pois buscavam a Deus com toda a alma, pois sabiam que o Senhor os revestiu de maneira surpreendente. Louvavam de forma diferenciada, oravam com vozes de trombetas, com muito barulho, e de toda vontade falavam com Deus e o Senhor se deixou achar por eles, em uma situação quase que palpável e o descanso veio em meio a um tempo tão desfavorável. Sabe o porquê disso? Porque o Senhor veio para ajudar, e os mesmos vão dizer de ti: aquele que o Senhor o ajudou. Amados, é a época certa para conquista.

 16   E também a Maaca, sua mãe, o rei Asa depôs, para que não fosse mais rainha, porquanto fizera um horrível ídolo, a Asera; e Asa destruiu o seu horrível ídolo, e o despedaçou, e o queimou junto ao ribeiro de Cedrom.

17   Os altos, porém, não foram tirados de Israel; contudo o coração de Asa foi perfeito todos os seus dias.

18   E trouxe, à casa de Deus, as coisas consagradas por seu pai, e as coisas que ele mesmo tinha consagrado: prata, ouro e vasos.

19   E não houve guerra até ao ano trigésimo quinto do reinado de Asa.

             Impedimentos sempre existiram em nossas vidas, mas não existe nada que não podemos fazer para Deus. Asa depôs até sua própria mãe, que era contrária aos mandamentos de Deus. Veja só, até na família ele encontrou impedimentos, mas, tirou-a do cargo e destruiu os ídolos feitos por ela quebrando em pedaços e os queimou. É isso, temos que pedir fogo do céu quando estamos endeusando algo em nossas vidas mais do que o Senhor.

            Não somos perfeitos, em tudo, mas podemos ser perfeitos na adoração, na fé, na confiança e na gratidão ao Senhor por tudo que nos tem feito, por estar sempre conosco, e por ele nos ter ajudado.

            Deus está acalmando as tempestades em tua vida, e lhe trazendo paz todos os dias..

            É tempo de Conquista!

 

3 Respostas para “Uma época de conquista”

  1. Adorei o texto.

    Mas esta frase é realmente muito inspiradora.

    “Deus está acalmando as tempestades em tua vida, e lhe trazendo paz todos os dias.”

    É só termos fé que Deus nos manterá sempre firmes na vida.

    4 de outubro de 2016 at 14:31
  2. Texto inspirador.

    Realmente temos que nos apegar a nossa fé se queremos ter sucesso em nossa vida.

    19 de maio de 2017 at 17:49
  3. Mateus Manuel Diogo Antonio #

    Acalmemos a tempestade que esta envadindo os nossos corações. Porque é o Senhor o teu protector e libertador.

    30 de maio de 2017 at 8:54

Deixe uma resposta